Artigo 14 de Abril, 2021

Quer melhorar o seu crédito habitação?

Os sucessivos recordes mínimos que se têm feito sentir nas taxas e indexantes do crédito refletem-se na carteira dos portugueses e a prestação da casa não é exceção. E na sua, já sente os efeitos? Não? A questão é que a prestação não depende apenas destas taxas. Quer melhorar o seu crédito habitação e reduzir o peso desta mensalidade no seu orçamento familiar? Pois bem, só tem de seguir as nossas dicas!
boas notícias para quem tem crédito habitação

A ENTRADA FAZ A DIFERENÇA

Comecemos pelo princípio. Se ainda vai contrair o crédito habitação, tenha em mente que quanto maior a entrada inicial do imóvel, menor será o financiamento. Logo, menor o spread. Mas, claro, isto depende da possibilidade de aplicar capitais próprios na aquisição e se já a concretizou ou não.

TRANSFERIR

A Banca continua a sua estratégia de captação de Clientes e isso representa uma vantagem na altura de encontrar ou negociar condições mais atrativas. Mas neste campo, não falamos apenas da renegociação – que pode ser alternativa mas está mais associada à retenção. Se falamos de captação, falamos da transferência de crédito como forma de reduzir a mensalidade. Na verdade, este processo não é mais do que isso mesmo: transferir o seu crédito para outra entidade caso isso represente pagar menos. Quem recusaria poupar na mensalidade ou mesmo no total do empréstimo? E não, não é aquele bicho-de-sete-cabeças que muitos imaginam.

CONSOLIDAR

Uma opção para reduzir a prestação – neste caso, o conjunto de prestações – pode passar por consolidar créditos. Isto é, se tiver vários créditos em diferentes entidades bancárias, pode juntá-los todos. Se, por exemplo, tem um crédito habitação, um crédito automóvel e um crédito para fazer face a despesas de educação é possível juntá-los todos numa única entidade financeira. Não deixa de ser uma negociação, perceba-se. A vantagem é baixar o custo total e, consequentemente, a prestação. Alertamos, no entanto, para a importância de se informar sobre os requisitos que deve preencher e avaliar se esta solução se adapta às suas necessidades. Até porque há um reverso da medalha: por norma, a prestação baixa mas o custo total aumenta.

RENEGOCIAR

Caso não encontre soluções mais vantajosas noutras entidades – vale sempre a pena tentar primeiro – pondere renegociar o crédito junto do seu Banco. Renegociar o spread, por exemplo, é um dos caminhos a seguir. Se o seu se fixa acima dos 2%, fique pois a saber que está a perder dinheiro pois, já o referimos, as instituições não querem perder clientes para a concorrência; e com a guerra de spreads dos últimos tempos, quem cobrar valores mais altos coloca-se a jeito. Mas há mais mecanismos para renegociar os seus créditos. O alargamento do prazo, por exemplo, mas nada como se informar junto dos especialistas.

As melhores condições e a melhor estratégia dependem do seu objetivo e, assim, dos termos do seu crédito habitação. Para o ajudar, saiba que tem à sua disposição uma equipa de especialistas na matéria. Na MAXFINANCE Gold encontramos, sem custos, as melhores soluções de crédito para o seu caso. Quer melhorar o seu crédito habitação? Contacte-nos!