Artigo 24 de Setembro, 2020

Sabe qual a diferença entre TAN e TAEG?

Na contratação de um crédito, independentemente da sua natureza, é fundamental conhecer todos os pormenores. Só assim estará em condições de fazer a melhor escolha, a que melhor se adapta às suas necessidades. E, neste campo, as siglas têm muito que se lhe diga. Sabe o que é a TAN? E a TAEG? Termos que estamos acostumados a ouvir mas que, na verdade, muitos de nós não tem exata noção do que significam.

Ora então, o que é afinal a TAN?

A TAN – taxa de juro anual nominal – é a base para o cálculo dos juros do empréstimo, ou seja, é o valor que a entidade bancária cobra para, em função do prazo e do montante, conceder o empréstimo. Falamos de uma taxa anual, ainda que cobrada mensalmente, que inclui a margem de lucro do Banco e a indexante variável (por norma, no crédito habitação, é a Euribor).

E a TAEG?

A TAEG – taxa anual de encargos efetiva global – é o indicador que mede o custo global dos empréstimos, nomeadamente juros, comissões, despesas processuais, seguros e demais custos associados. O total dos custos. Daí ser tão importante estar a par desta taxa e saber exatamente no que se traduz. Não confunda a TAEG com a TAE; esta é a soma dos custos associados ao empréstimo, exceto impostos.

No crédito habitação, por exemplo, é frequente ouvirmos falar nos spreads mas o que deve efetivamente ter em conta é a TAEG para perceber qual a melhor proposta bancária. Porquê? Porque simplifica a sua decisão: quando compara soluções de crédito de entidades diferentes, se todas tiverem o mesmo montante, o mesmo prazo e a mesma modalidade de reembolso, a mais barata é a que tiver a TAEG mais baixa.

Por fim, mas não menos relevante, importa referir ainda que não deve confundir a TAEG com o MTIC. E o que é o MTIC? É o montante total que o Cliente suporta no âmbito do contrato de crédito. Ou seja, inclui a TAEG (o custo global do empréstimo) mas também outros encargos que esta não contempla, nomeadamente seguro de vida, por exemplo, ou seguro multirriscos, ou mesmo anuidades de cartões.

Contra factos não há argumentos: estamos a falar de conceitos muito específicos que podem fazer toda a diferença na hora de contratar um crédito. Estar devidamente esclarecido e aconselhado é fundamental para fazer as melhores escolhas. Para isso, nada como recorrer a profissionais que o podem ajudar, de forma gratuita, a encontrar as melhores soluções. E na MAXFINANCE Gold temos uma equipa experiente e especializada que o pode fazer. Contacte-nos!