Artigo 27 de Setembro, 2024

Avaliação bancária sobe há nove meses

Avaliação bancária sobe há nove meses

O mercado da habitação continua a dar sinais de solidez. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela esta sexta-feira que o valor mediano de avaliação bancária na habitação em agosto foi de 1.664 euros por metro quadrado, mais 26 euros que o observado no mês precedente.

Este é o nono mês consecutivo de subidas mensais e o maior crescimento mensal desde novembro de 2022. E em termos homólogos, a taxa de variação fixou-se em 8,2% (7,4% em julho). É preciso recuar um ano até agosto de 2023 para encontrar um crescimento tão expressivo.

Os dados do INE revelam também que tanto as moradias como os apartamentos registaram uma subida do valor mediano de avaliação bancária — que é determinado no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação. No entanto, foi a primeira vez desde novembro do ano passado que o valor mediano da avaliação bancária dos apartamentos (8,38%) foi superior ao das moradias (8,35%).

Para o apuramento do valor mediano de avaliação bancária de agosto, o INE revela que foram consideradas 31.738 avaliações (20.162 apartamentos e 11.576 moradias), mais 29% que no período homólogo.

 

Fonte: ECO

Frase Chave: Avaliação bancária sobe há nove meses