Artigo 16 de Fevereiro, 2021

Saúde financeira: cuide da sua

A gestão financeira é para muitas famílias uma enorme dor de cabeça. Se, por um lado, os rendimentos nem sempre são os que queremos, por outro, mesmo quando o rendimento é mais elevado, é frequente pensar “Mas o que é que eu fiz ao dinheiro?” Pois bem, uma das estratégias é estar atento e cuidar da sua saúde financeira. Mas, afinal, o que é isso e como se pode por em prática?

A saúde financeira não é mais que o equilíbrio entre os rendimentos e o total das despesas do agregado familiar. E este equilíbrio representa a estabilidade que todos ambicionamos. Mas como atingi-lo? O primeiro passo é planear.

Ter hábitos saudáveis de planeamento através do controlo de despesas é uma das formas de evitar imprevistos e controlar melhor a saúde da sua carteira. Mediante o rendimento disponível, a somar a isto, é recomendável evitar os gastos desnecessários ou as compras por impulso para evitar supresas. Se planear e orçamentar as despesas fixas, vai ter consciência das que são efetivamente indispensáveis e da sua eventual capacidade de poupança. E não há melhor indicador de saúde financeira que conseguir poupar. Por outro lado, vai também conseguir redefinir as suas prioridades.

Além do planeamento, deixamos-lhe ainda duas dicas.

TEM CRÉDITO HABITAÇÃO?

Se tem crédito habitação esta pode ser uma excelente altura para encontrar melhores condições e, assim, pagar menos. As taxas estão em valores historicamente baixos, logo, transferir ou renegociar são sempre uma alternativa caso as condições sejam mais vantajosas que as que tem atualmente. Um intermediário de crédito será o seu melhor parceiro para tratar de tudo e de forma gratuita. E simples. Saiba como aqui.

ORÇAMENTO FAMILIAR, JÁ TEM O SEU?

Uma excelente ferramenta de gestão é o orçamento familiar. Além de planear melhor, vai ser mais eficaz a alocar os recursos certos, a traçar objetivos, e estar melhor preparado imprevistos. Acima de tudo, cuidar melhor do seu agregado familiar no sentido de gerir as contas lá de casa sem fazer disso um bicho-de-sete-cabeças. Veja aqui como fazer um.

E você, tem cuidado da sua saúde financeira? Lembre-se que, não se sobrepondo, tem um grande impacto na sua saúde mental. Ou seja, se os problemas económicos são fonte constante de preocupações, a sua saúde mental também é afetada por via do stress e da ansiedade.

Portanto, tal como na saúde física, faça um check-up à saúde financeira: cuide da sua!

Frase Chave: Saúde financeira: cuide da sua

, , , ,