Artigo 19 de Fevereiro, 2024

Crédito habitação: quais os documentos e passos necessários?

Comprar casa sem recurso a crédito habitação está ao alcance de muito poucos. E ainda assim, mesmo quem tem capitais próprios, também pode optar por recorrer à Banca para o fazer. E você, sabe quais os documentos e passos necessários para o efeito? Explicamos tudo neste artigo!

O primeiro passo é contactar as diferentes instituições bancárias – e são muitas; reunir a documentação, aguardar as respostas positivas e, caso seja mais que uma, aferir qual a melhor. Ou pode, simplesmente, recorrer a um intermediário de crédito que, sem custos, o liberta de deslocações várias, lhe explica de forma clara cada designação e o que implica (as taxas, os prazos, as indexantes,…) e ainda negoceia por si condições a que não teria provavelmente acesso pois tem uma capacidade negocial que, provavelmente, o Cliente não terá.

Numa primeira fase há que reunir documentação (e facultá-la à Banca) para que possam avaliar a sua situação. À partida, os elementos standard que lhe vão solicitar são a sua identificação, os três últimos recibos de vencimento, uma declaração da sua entidade patronal comprovativa do vínculo contratual, a última declaração de IRS (e respetiva nota de liquidação), extratos bancários dos últimos três meses e o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal. Mas isto não quer dizer que a lista se fique por aqui. Cada caso é um caso.

Caso seja pré-aprovado, será então altura de avaliar o imóvel e, aí, serão necessários os documentos do imóvel. Sendo que ainda não é seu, deve solicitá-los ao proprietário. Aliás, se está a comprar sem recurso à mediação imobiliária, vai ter aqui um novo foco de trabalho e burocracia adicionais mas nada que não se resolva. Se não o fez antes – já o devia ter feito mas não é tarde demais – aproveite para analisar tudo; isto é valide se o proprietário tem legitimidade para realizar a transação, se não há problemas com o imóvel, que não há dívidas ou ónus que, depois da compra, passarão a ser responsabilidade sua…

Ora, prepare então a caderneta, certidão predial, plantas, e certificado energético pois serão à partida precisos. Da mesma forma, é será ainda necessário avaliar o imóvel.

Pode ainda dar-se o caso de ser necessário apresentar um fiador. Alguém que, caso surja algum imprevisto, assume a responsabilidade do pagamento mas sobre esta figura falaremos em breve.

Obter aprovação de crédito nem sempre é fácil e, acredite, é trabalhoso (e mais dispendioso) caso opte por fazê-lo por sua conta. Além disso, com um intermediário de crédito estará, possivelmente, melhor elucidado sobre todos os termos usados e sobre as diferentes opções disponíveis. E se está mais esclarecido, está em melhor condição para tomar decisões. Na MAXFINANCE Gold temos um Gestor de Crédito experiente, qualificado e habilitado para o ajudar neste processo. Não hesite, contacte-nos! Estará um passo mais perto da casa dos seus sonhos!